10 de abr. de 2010

Todo mimo tem o seu estilo.


Artesãos e designers do mundo inteiro se esmeram para criar novidades que possam cair na graça dos consumidores. Uma disputa acirrada se instala no momento em que o trabalho artesanal chega às vitrines para concorrer com produtos industrializados, produzidos em larga escala, de custo quase inexplicável.

Que houve um respeitável projeto de criação do produto industrializado, não há dúvida. Que o artesão dedicou horas, dias e até meses para finalizar o seu trabalho, também não se questiona. E mais: há espaço para ambos.

Mas se estamos a procura de algo especial, que realmente surpreenda, o interessante é fugir do óbvio. Mimos que revelam novidades inspiradas no universo da moda, da decoração, da gastronomia conquistam seus espaços em lojas charmosas que garimpam preciosidades em ateliês que produzem peças com sutis detalhes handmade.

Se queremos exclusividade, chegou a vez de apostarmos nos mimos feitos em escala artesanal que remetem aos tempos da vovó... com características que ressurgem sem pressa, elaboradas com carinho, esbanjando emoções.
Máscaras relaxantes. Passamanaria para Bibelots.com.br

O estilo handmade pode ser aplicado entre os mimos das mais diversas formas. Encantando o consumidor com o seu resultado poético, nostálgico... chique. “Seja um laço feito à mão, um arremate em alinhavos, um aplique de crochê, uma renda de bilro, um fuxico caprichado... aos poucos as criações acontecem, espontaneamente”, conforme comenta Elena Cecília, que desenvolve acessórios em tecido no ateliê Passamanaria. Sempre fã de trabalhos manuais, e atualmente artesã por opção profissional, Elena ressalta: “Dá até para imaginar que aquela peça contém uma história concebida pelo artesão que a criou, cujo final pode se dar nas mãos de quem a adquire, quem a aprecia, em contextos diversos, fazendo parte de uma nova história.”

Ao contrário da frenética industrialização, a palavra de ordem do trabalho artesanal é justamente: produzir algo fora de série. Tudo em suas devidas proporções contemplativas, sem medo de errar.

No artesanato, o que vale não é o indefectível, e sim o valor criativo, a habilidade manual escassa da modernidade. Momento em que o handmade se inova ao mesclar, por exemplo, tecidos nobres ecologicamente corretos em patchworks enriquecidos pela customização, brindando-nos com a generosidade das novas tecnologias.

Artesãs de todo país vibram com a crescente constatação de que o público tem apreciado o artesanato fino e lançado um olhar fiel ao verdadeiro artesanato de qualidade, que tem particularidades valiosas e que devem ser conservadas (a exemplo de um laço feito à mão em substituição àqueles industrializados, vendidos às centenas).

Algumas "imperfeições" inofensivas equivalem à "licenças poéticas", quando não comprometem o produto final e, do contrário, dão mais autenticidade ao trabalho manual, que tem emoção e é pensado, em cada detalhe.

Neste oportunidade, destacamos a proposta da artesã Micheline Matos, da marca Samariquinha que com sua sensibilidade artística explora as possibilidades do handmade de forma primorosa e bem atual; e não se distancia do conceito ora mencionado.
A delicadeza de suas almofadas sempre demonstra o toque afetivo com que realiza seu trabalho. Como ela, incontáveis artesãos se propõem profissionais em um mercado em expansão que busca atender lojistas que valorizam o artesanato de qualidade, oferecendo opções acessíveis, com estilo próprio e muita criatividade. Simples assim.

4 comentários:

  1. queridas do bibelots, quero agradecer imensamente pelas palavras de carinho ao meu trabalho e ainda mais pela divulgação.beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. ...Passamanaria e Samariquinha é tudo de bom...!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo texto, bem escrito e condizente com a atual realidade. O artesanato esta cada vez mais valorizado, nada mais justo, pois tudo que fazemos dedicamos tempo, amor e criatividade com bom gosto. Adorei conhecer o blog! Bjs. e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  4. Ola. Estou circulando pelo seu blog....bella musica. Amo.

    Um abraço,

    Nena

    Ciao

    ResponderExcluir

Comentários

Related Posts with Thumbnails